Nesta página, poderá encontrar algumas sugestões sobre a criação gratuita de Páginas Web on-line. Iremos actualizando a informação – consoante a nossa disponibilidade, consoante o seu feedback e as suas sugestões.

Google Pages Creator – um dos muitos serviços do Google. Basta ter uma conta de utilizador (um endereço de e-mail do gmail) e pode, de imediato, começar a criar as suas páginas web. Algum cuidado com o layout utilizado, e uma correcta utilização de hiperligações facilmente lhe permitem criar um website. Para que as suas páginas possam ser vistas na Web, basta publicá-las (há um botãozinho próprio para o efeito) e divulgar o endereço (URL).

Freewebs – Crie as suas próprias páginas, adicione imagens (edite as suas imagens on-line), crie os seus próprios albuns de imagens, use os seus ficheiros multimédia. E, tal como num blog, pode aceitar comentários, criar fóruns de discussão, usar RSS feeds. Os seus visitantes podem assinar o seu livro de visitas; pode accionar um serviço de chat no seu próprio site. Enriqueça o seu site com pequenas aplicações (widgets), incorpore mapas, incorpore videos, crie e publique formulários… Veja aqui alguns exemplos, e aventure-se! files to your site with one convenient tool.

WEBNODE – software servidor open source de gestão de conteúdos. Mais completo que o Google Pages Creator. Permite-lhe publicar artigos, inquéritos, fóruns de discussão, FAQ, listas dinâmicas, galeria de fotografias, pesquisas em texto integral e RSS. Pode ainda ter acesso às estatísticas do seu site, e utilizar inúmeros widgets externos. Veja a revista de Lino Oliveira AQUI.

Jimdo – Basta criar uma conta de utilizador, seguir o link, e começar a criar as suas próprias páginas. Fácil integração de imagens, vídeos e texto. Personalize o design, acrescente as páginas que quiser.

Zoho writer – uma das muitas ferramentas do Zoho (vale a pena conhecer as outras! São todas gratuitas, eficientes, e de grande qualidade). Basicamente trata-se de um processador de texto online, que lhe permite trabalhar nos seus próprios documentos tanto online como offline. Não oferece serviço de publicação directa, mas pode publicar no seu site ou no seu blog directamente a partir do seu documento. Também partilhar todo o conteúdo com quem quiser, e autorizar os seus colaboradores a editar as suas páginas.

5 Respostas to “Criação de Websites”


  1. Existe um opção, cada vez mais considerada, para a produção de sítios web (vulgarmente apelidados simplesmente de “páginas web”) que é a utilização de wikis.

    Plataformas como a da Wikispaces (www.wikispaces.com) mas sobretudo Wikidot (www.wikidot.com) permite um elevado grau de configuração, mesmo em termos de design, mantendo simultâneamente, uma grande facilidade de utilização.

    Por serem ferramentas desenvolvidas para trabalho colaborativo, facilitam muito a tarefa de administração, sobretudo quando esta é partilhada por mais do que uma pessoa.

    Espero ter contribuído.

    Cumprimentos.
    Lino Oliveira

    http://www.linooliveira.com
    http://web20pt.wordpress.com

  2. Judite Lucas Says:

    Caro Lino,
    Contribuiu certamente. Essa é aliás uma das nossas intenções com a criação deste blogue: divulgar essas novas ferramentas da Web 2.0, discutir potencialidades, metodologias, actividades, trocar experiências. É isso que nos propomos fazer nos próximos posts. Com calma, pouco a pouco, que o tempo é curto.
    Cumprimentos,
    JLucas


  3. A título de exemplo, deixo-vos aqui um endereço dum wiki/site sobre Preservação, Conservação e Restauro Documenta, feito pelos meus alunos, no 1º semestre deste ano lectivo:

    http://panucarmi2.wikidot.com/

    Gostava de acrescentar que estes alunos não têm um grande “background” em TIC.

    Cumprimentos,

    Lino Oliveira

    http://www.linooliveira.com
    http://web20pt.wordpress.com


  4. Cara Judite

    Faltou uma coisa importante: um exemplo!

    Pois deixo-o agora.

    Aqui fica o endereço dum site/wiki criado por um grupo de alunos meus, do 3º ano da Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação da ESEIG/IPP, durante o 1º semestre deste ano lectivo, numa disciplina designada por “Aplicações Informáticas”.

    O wiki, cujo tema é “Preservação, Conservação & Restauro Documental”, está acessível em http://panucarmi2.wikidot.com/.

    Dentro em breve, no meu site sobre as actividades lectivas (www.linooliveira.com/eseig/) publicarei endereços de outros projectos levados a cabo pelos alunos, usando este tipo de ferramentas de fácil utilização e que não requerem grande tempo para começar a usar.

    Cumprimentos,

    Lino Oliveira

    http://www.linooliveira.com
    http://web20pt.wordpress.com

  5. JLucas Says:

    Caro Lino,
    As minhas desculpas por só agora aprovar os seus comentários. Não me apercebi que tinham sido considerados pelo Akismet do WordPress como SPAM.
    Na verdade, este blogue não tem sido fiel ao propósito para o qual foi criado. No próximo ano lectivo novas decisões serão tomadas, e espero finalmente levar a cabo a cruzada de divulgação das ferramentas e serviços da Web 2.0 que me propus fazer. Aqui ou num outro local. A dispersão começa a ser um problema, e a maior parte dos utilizadores a quem este blogue se dirigia não estão ainda familiarizados com ferramentas de agregação e RSS Feeds, que sem dúvida facilitariam a utilização de vários serviços.
    Não conhecia a wikidot.com, mas parece-me de facto uma boa aposta.
    Continuação de bom trabalho.
    JLucas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s